É difícil pensar em uma noiva e não imaginar um véu lindo compondo o look, né? Vou te contar então 7 tipos diferentes de véu que você pode combinar com o seu vestido de noiva.
Assim como há vários estilos diferentes de vestido de noiva, também temos estilos diferentes de véu que acompanham e harmonizam com os vestidos escolhidos.
1) Véu Catedral
O primeiro tipo de véu, e o mais tradicional de todos, é o Véu Catedral. Geralmente é usado em cerimônias religiosas, na parte da noite e em lugares fechados. Esse véu tem o comprimento sempre maior que o vestido da noiva, tendo cerca de 2 a 5 metros.
2) Véu Capela
O segundo tipo de véu é o Véu Capela. Diferente do Catedral, o comprimento dele é exatamente do tamanho do vestido, não tem aquela cauda maior na parte de trás. É um véu muito delicado e feminino. Combina com todo tipo de cerimônia, desde que o vestido seja mais simplista, menos exuberante e não possua cauda longa.
3) Véu Ponta de Dedo
O Véu ponta de dedo é ideal para noivas mais modernas, e é um véu super estiloso. Seu comprimento, como já indica o nome, é até a ponta dos dedos da mão, próximo a altura do quadril. Uma das principais vantagens desse modelo é que por ser mais curto, garante uma maior mobilidade para a noiva. É indicado para todos os tipos de vestido, exceto os curtos, pois pode acabar deixando a noiva com um formato nada harmônico.
4) Véu Cotovelo
Bem próximo do anterior, o Véu Cotovelo também recebe esse nome por seu comprimento ser na altura do cotovelo ou cintura. A dica que eu dou para as noivas que gostam desse véu mais curto é ter cuidado ao combinar com vestidos exuberantes e pomposos, como o vestido princesa, por exemplo, pois pode gerar em alguns casos um volume que não é interessante.
5) Véu Ombro
Mais curto ainda, temos o Véu Ombro, geralmente é um véu mais volumoso que os outros e tem seu comprimento na altura dos ombros. Tem um estilo retrô e deve ser usado com vestidos que seguem essa mesma linha de estilo ou ainda vestidos tomara que caia e curtos. Fica lindo em cerimônias realizadas durante o dia.
O material dos véus de noiva
Esses 5 tipos que acabei de contar para vocês são feitos de tule. Existem também vários tipos de tule que refletem no volume do véu.
O tule Ilusion Francês, por exemplo, é um tule que tem um brilho sutil e é um pouco mais encorpado, o que faz com que o véu seja mais volumoso.
Os véus de tule também podem ter aplicações de renda, pérolas e pedrarias, para dar um charme a mais à composição. Mas deve-se tomar cuidado para esses detalhes não competirem com o vestido, que deve ser a peça de destaque.
6) Mantilha
Fugindo um pouco dos véus de tule, temos as Mantilhas. São bem parecidas com os véus tradicionais, mas são feitas com um tecido mais pesado.
Não são muito utilizadas porque não é tão fácil combiná-las com os vestidos, pois geralmente são rendadas e para que a composição fique harmônica, devem possuir a mesma renda do vestido ou então usar um vestido liso, sem rendas.
Uma das suas principais características é seu formato que fica bem próximo do rosto da noiva, como se fosse uma moldura. Existem alguns véus que também tem essa mesma característica, com rendas aplicadas de uma maneira que emoldura o rosto da noiva, mas diferente das mantilhas, são feitos de tule.
7) Voilette
Por último, uma tendência que acompanha o estilo vintage: o Voilette. Pode ser descrito como uma tela que cobre o rosto inteiro ou parcialmente da noiva. É o queridinho das noivas que são cheias de personalidade e querem ter ar sofisticado no grande dia.
Agora que você já conhece esses 7 tipos diferentes de véu, já consegue escolher qual combina mais com você e com o seu vestido dos sonhos?
“Melhor é serem dois do que um” é uma famosa frase que faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas.